Ferramenta de IA detecta políticos distraídos com celular em reuniões
Um novo sistema de inteligência artificial (IA), que identifica políticos distraídos com o celular, pode deixar reuniões governamentais na Bélgica — e quem sabe um dia no Brasil — mais complicadas.
- Quer saber como a inovação pode ajudar o seu negócio? Faça o curso Inovação na Prática
A criação é do artista digital belga Dries Depoorter e recebeu o nome de “The Flemish Scrollers“.
Através do aprendizado de máquina (em inglês, “machine learning“), o software busca e identifica smartphones nas reuniões e debates do governo da Bélgica, transmitidas ao vivo via YouTube.
Já a ferramenta de reconhecimento facial ajuda a identificar automaticamente qual o político segurando o celular.
Não há como ter certeza que o acusado estava realmente perdendo tempo em alguma rede social. Ele pode estar respondendo a algum recado importante ou checando seus e-mails, mas isso não impede a IA de publicar automaticamente um alerta: “Caro distraído @, por favor, mantenha-se focado!”
Dear distracted @JanJambon, pls stay focused! pic.twitter.com/sYU3VDfluz
— The Flemish Scrollers (@FlemishScroller) July 5, 2021
https://platform.twitter.com/widgets.js
A postagem é publicada automaticamente no Twitter e no Instagram com vídeo do legislador durante a reunião e sua conta oficial marcada.
A ferramenta foi lançada oficialmente na última segunda-feira, 5, então pouco se sabe sobre seu impacto no governo belga.
De acordo com repórter do site The Next Web, o criador do Flemish Scrollers tende a fazer arte voltada para o tema de privacidade — o que pode significar que a ferramenta foi feita para conscientizar sobre o aumento de vigilância por IA.
“Quando os legisladores se tornam os alvos, eles podem estar mais ansiosos para regulamentar as armas”, sugere o jornalista.
- Assine a EXAME e acesse as notícias mais importantes em tempo real.
https://platform.instagram.com/en_US/embeds.js
The post Ferramenta de IA detecta políticos distraídos com celular em reuniões appeared first on Meio e Negócio.
[ad_2]
Source link