Receita da Petrobras dispara quase 30% no trimestre, e dívida cai
A Petrobras apresentou bons resultados financeiros na noite desta quarta-feira, acima do que esperava o mercado. A receita de venda da petroleira no trimestre foi de 110 bilhões de reais, valor impactado principalmente pela valorização do barril de petróleo.
A Ativa Investimentos espera uma receita de 98 bilhões de reais, enquanto o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep) de 105 bilhões.
A petroleira, que é a maior estatal brasileira, também teve uma forte redução em sua dívida bruta, que caiu de 70,9 bilhões de dólares para 63,3 bilhões.
O lucro líquido recorrente foi de 40,7 bilhões de reais. Já o EBITDA ajustado, que costuma ser um pouco maior que o resultado líquido, foi de 61,9 bilhões de reais, 26,5% acima do trimestre anterior.
Estes foram os primeiros resultados financeiros da Petrobras com o general Silva e Luna realmente à frente da gestão da companhia.
Os bons resultados na receita são, em grande parte, consequência de um mundo que um vive um movimento de alta na demanda pelos combustíveis, enquanto a oferta ainda segue “apertada” pelos países membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). Eles até decidiram abrir as torneiras dos poços, mas num ritmo lento, de modo a manter os preços da commodity em alta.
Vendas de ativos
Um das interrogações quando houve a troca de comando na companhia no início do ano é se a companhia iria manter o plano de desinvestimentos que foi a marca da gestão do ex-presidente Roberto Castello Branco. Assim que assumiu, Silva e Luna se comprometeu a continuar a vender ativos.
No resultado deste segundo trimestre, a empresa destaca que desde o início do ano a entrada de caixa referente a venda de ativos foi de 2,8 bilhões de dólares.
Essa venda de ativos faz parte da estratégia da petroleira de focar na exploração e produção de óleo do pré-sal, onde os poços são mais produtivos (e consequentemente a extração é mais barata). Ao mesmo tempo, a companhia abre mão de negócios que não são relacionados a isso e da exploração de petróleo em águas rasas.
A notícia Receita da Petrobras dispara quase 30% no trimestre, e dívida cai apareceu em Meio e Negócio.
[ad_2]
Source link